.comment-link {margin-left:.6em;}

Esse blog é destinado a promover o debate de temas culturais e sociais, além de divulgar as ações realizadas por jovens moradores da comunidade São Remo, no bairro do Butantã (SP).

terça-feira, janeiro 12, 2010

Discussão das idéias sobre ética e violência e ética do individuo

A palavra ética vem do gregotá ethika e do latim Ethica, que em geral pela definição no dicionário de filosofia se diz como a “ciência da conduta, considera também como ciência do fim para o qual a conduta dos homens deve ser orientada e dos meios para atingir tal fim, deduzindo tanto o fim quanto os meios da natureza do homem”. A ética é uma ciência que serve como instrumento para o homem atingir seus fins e também orienta para quais os caminhos que ele deve seguir para atingir esses fins.
Toda a ação humana está implicitamente ou explicitamente ligada á atingir um determinado fim, isto é, o ser humano está sempre sendo direcionado por algo exterior a ele , e que muitas vezes ele próprio tem consciência desse fator externo. Sempre que fazemos algo , estamos na verdade concretizando as idéias que já estavam em nosso intelecto.
Uns dos papeis da ética é fazer com que a nossa ação seja a mais que determine o caminho que queremos trilhar e de fazer com que esse caminho seja o mais prazeroso e o menos doloroso possível.
Temos de um lado uma ética que foi construída em um meio social , político , econômico e cultural , e de outro uma ética que estrutura a nossa personalidade , o jeito de pensarmos , de ver o mundo e de lidarmos com esse mundo. A ética seria , ao meu ver , um microcosmo que age de forma indireta no macrocosmos que somos nós.
A ética está também ligada ao pensamento racional ,a razão, pois quando falamos de conduta humana, estamos falando de um pensar racional , de um medir nossos atos e de refletir sobre eles. A razão seria um esqueleto que dá o sustento para que a ética se manifeste, a ética seria uma forma para que assim refletimos sobre nossas ações no mundo.
Voltando no que diz respeito de uma ética social , vemos que ao longo da História da Humanidade , muitos costumes foram se transformando , se adaptando ao novo mundo e também outros costumes novos foram surgindo. Isso nos mostra que , a ética como uma idéia é uma construção social que pode variar com o tempo e também no espaço. Apesar de muitos falarem que existe alguns valores que são universais, como por exemplo: não matar. Essa ação pode se tornar ao longo dos tempos uma ação normal , pois pode acontecer de surgir uma sociedade, que para conseguirem evoluírem, eles tem que matarem alguns seres humanos já ultrapassados , atrasados , sendo que isso se torna legítimo segundo seus padrões de vivencia.
A sociedade se relaciona segundo parâmetros , linguagens , símbolos e mitos que vão sendo criados no decorrer das gerações. Com isso, os próprios atos de violência pode mudar e o que vemos hoje como uma violência , nos próximos anos pode ser que não seja. A relação da ética com a violência é uma relação bem complexa , pois a violência se manifesta quando os padrões de convivência não são mais respeitadas e os olhares sobre o que pode fazer e o que não pode , não seguem a mesma direção , não há a mesma conduta e as ações se tornam mais independentes das ações sociais.
A relação da ética com a ciência, é uma relação de consenso , pois o desenvolvimento científico é um processo interno , é uma construção que segue outros modelos que muitas vezes ultrapassam o tempo e o espaço social da época. A ciência se desenvolve através de modelos , de métodos e de conduta. Isso não quer dizer que o cientista é um ser isolado , mas sim que o desenvolvimento das suas teorias é baseados em modelos que vão além da realidade. Todavia , como vimos , a ética está ligada as ações ,a conduta do homem para atingir um determinado fim , a ciência também está baseada em valores éticos , pois quando passamos da teoria á prática , o cientista que está em um meio social , deve pensar de como a ciência pode atingir a seu fim naquele momento sem prejudicar a sociedade .
A ação ética se dá pelo fato de podermos fazer algo que traga benefícios para as pessoas em geral , nossas ações deve ser de um modo que traga a felicidade para o agente e para a sociedade onde ele faz a ação. Toda ação tem que trazer em si um bem comum , uma melhor convivência entre os indivíduos , ajudando assim no processo de desenvolvimento e no progresso social e científico.
Assim como disse a Marilena Chauí , “ ..... a subjetividade ética é uma intersubjetividade socialmente determinada” , isto é , toda a construção que fazermos do mundo , os costumes , os valores , as ideologias e as nossas ações nesse mundo é implicitamente condicionada pela sociedade. Não á ação sem uma causa , o nosso comportamento é inconscientemente direcionado. O nosso olhar é uma construção histórica , um recorte de uma época , uma pequena parte do teatro das tragédias humanas.

Gilberto dias – Filósofo e Físico
Leciona aulas de Física no Cursinho Griot XX de Novembro